De acordo com dados do Programa Paraíba Unida pela Paz, criado pelo Governo do Estado, o município de Ouro Velho, localizado na região do cariri, não registrou Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, nos primeiros quatro messes de 2019.
A Segurança Pública quando diz respeito à Polícia Militar, Polícia Civil, ações ostensivas, investigativas e repreensivas, são responsabilidade da esfera estadual.
No entanto, a prefeita de Ouro Velho, Natália Lira, garante que as gestões municipais podem contribuir com ações preventivas, para reduzir os índices de criminalidade e pontuou que na sua gestão, os investimento nas áreas de educação e ação social, foram fundamentais para contribuir com a redução da criminalidade.
“A gestão está fazendo com um alto investimento em educação e ações sociais. Porque, não podemos mudar a realidade só com a repressão. É marcante quando a gente chega na escola nosso município, onde existem professores, diretores e servidores determinados, que integram a comunidade no processo escolar. E eu enxergo isso em vários profissionais do município que executam um trabalho de excelência. Quando isso acontece, os índices de criminalidade são menores, porque os pais participam, abraçam a escola e acabam sendo líderes na localidade junto com os educadores, toda a região se integra e a violência nesses locais tende a cair”, declarou Natália.
A Paraíba foi o sexto estado do Brasil que mais conseguiu reduzir o número de mortes violentas intencionais no primeiro bimestre de 2019, de acordo com dados do Monitor da Violência.
Os dados do Monitor da Violência são abastecidos por informações repassadas pela Secretaria da Defesa e Segurança Social (Seds) da Paraíba
Política Parahyba