Campanha de vacinação contra gripe tem continuidade em Monteiro

O Município de Monteiro já vacinou mais de 85% das pessoas dos grupos prioritários contra a gripe, de acordo com dados fornecidos pela Vigilância em Saúde.

A campanha foi iniciada em abril e, desde então, foram imunizadas crianças, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, idosos, gestantes, professores e puérperas.

Outros grupos

A Secretaria de Saúde também realizou uma ação especial para imunizar a população carcerária e trabalhadores da Cadeia Pública de Monteiro. “A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, enfatiza a diretora da Vigilância, Silvana Silva. “É de grande importância que todos dos grupos prioritários compareçam aos postos de saúde. Fazemos um apelo especial aos pais, para que levem os filhos aos postos, e às gestantes, para proteção das mães e bebês”, completa.

“A vacina é segura e eficaz. Ela não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, porém são incapazes de causar a doença”, afirma a diretora.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Pessoas fora do grupo prioritário

A vacina contra gripe continua disponível nos postos de saúde do município, porém, apenas disponível para os grupos prioritários. “O Ministério da Saúde não disponibilizou mais doses para o município, como foi feito para algumas cidades do país, portanto, reiteramos que as vacinas são apenas para os prioritários”, confirma Silvana Silva.